domingo, 18 de maio de 2014

Semanas 6 e 7 – de 5 maio a 18 maio 2014

Módulo 3 - Desenho Universal da Aprendizagem

O terceiro módulo tinha como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem.


Foi-nos facultado uma série de documentos e link sobre este tema:
  
Recursos módulo 3
  1. Apresentação (Prezi)
  2. Princípios desenho universal da aprendizagem
  3. Checklist desenho universal da aprendizagem
  4. Desenho Universal da Aprendizagem, princípios orientadores
  5. Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)
  6. Questionário VARK (versão traduzida BR)
  7. Webquest (screencast)
  8. Instrumentos de planificação unidades de aprendizagem de LD Grid (mapa de curso (.docx), perfil/tipologia de actividade (xls), mapa de curso (.xls), plano de unidade de aprendizagem, planificação de aula (lesson builder CAST), pedagogical pattern colector ) 
Recursos adicionais em agregadores
  1. Pinterest (Desenho Universal – UDL)
  2. Pinterest (Teorias e práticas centradas no aluno)


 Estas foram as opções de escolha para forumarmos um trabalho:

 "Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:

  1. Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática lectiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  3. Selecione um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual."

Esta temática chamou-me bastante a atenção, pela evolução do "modo de ensinar", e mesmo, os tipos de inteligência que nós temos.
Este foi o meu comentário:

 "Ainda sou do tempo em que o método de ensino era uma exposição de matéria, um “vomitar de conteúdos” em que obrigavam-nos a decorar tudo, sem perceber.
Ainda me lembro de perguntar qualquer coisa e a resposta ser “É assim porque é assim, ponto!” (sim… sempre fui a típica aluna com o “porquê” na ponta da língua).
Os ritmos de aprendizagem ser iguais para todos… a forma de ensino idem aspas…não ter consciência que cada aluno é um ser individual, com as suas características, as suas formas de pensar, aprender, assimilar…
De facto, gostei bastante deste Design Universal, respeita estas variáveis individuais tendo em conta as limitações de cada um.

Quanto à Teoria de Inteligências Múltiplas… bom já os nossos ancestrais tinham esta capacidade… a única diferença, é que nos nossos tempos o Ser Humano tem necessidade de catalogar, daí a existência do QI… “se tens um QI acima da média és sobredotado, abaixo dela tens uma deficiência cognitiva… igual a éla… bom es «normal»” Gostei deveras destas “inteligências”.

Fazendo então o tal questionário, estes foram os meus resultados:

Visual: 7
Auditivo: 9
leitura/escrita: 12
Cinestésico: 12


Realmente sou uma pessoa que não gosta, nem tem pretensão, em decorar coisas. Tenho que as perceber, têm que fazer sentido na minha cabeça…
De facto, entendo melhor por esquemas visuais do que propriamente ouvir explicações (o contrário do resultado), escrevo muito o que leio, parece que de alguma forma a escrever sobre as coisas elucida-me sobre elas.
No que diz respeito ao “cinestésico”, não sei se me movo “com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.”, mas que sempre fui uma excelente atleta lá isso era =P
Uma abraço a todos e um bom trabalho."





 E como trabalho, escolhi apresentar uma das aulas que elaborei do 7.ºano, da disciplina de Física e Quimica - Mistura de Substâncias, utilizando a Webquest.
Aqui está o link:

http://zunal.com/introduction.php?w=245262


Mais uma vez... É tudo por agora :)


Sem comentários:

Enviar um comentário