sábado, 31 de maio de 2014

Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho

Módulo 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis

O quarto módulo tinha como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos.

 Foi-nos facultado uma série de documentos e link sobre este tema:

Recursos módulo 4
  1. Apresentação (Prezi)
  2. Declaração Educação Aberta (Cape Town, 2007)
  3. Declaração Recursos Educativos Abertos (UNESCO, 2012)
  4. Recursos Educativos Abertos (e-book brasileiro)
  5. Portal das Escolas (Recursos Educativos Digitais - comunidade)
  6. LRE for schools (repositório europeu de recursos)
  7. Webinar DGE - Criação de Recursos Educativos Digitais Abertos 
  8. Webinar DGE - Daisy 2012 - Audiolivros para alunos com NEE    
  9. Acessibilidade dos documentos
  10. Creative Commons
  11. Licenças (video remix)
Recursos adicionais em agregadores
  1. Pinterest (OER/REA, Creative Commons, GNU)
  2. Livebinders (OER)

 Estas foram as opções de escolha para fazermos um trabalho: 

"Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:

  1. Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre  (book builderstorybirdpowtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual."

Este foi o meu comentário:

"Considero que os Recursos Educativos Abertos são ferramentas muito úteis na aprendizagem dos alunos, especialmente, de conceitos demasiados abstratos, muito difíceis de serem “imaginados” e transpostos para a realidade.
Da minha pouca prática utilizei simuladores livres que insidiam muito em conceitos abstratos da física e química. É sempre mais fácil os alunos conseguirem entender o mundo que os rodeia, quando visualizam o seu funcionamento e em paralelo, percebam o que está por trás desse mesmo funcionamento, e que não o podem ver.
De facto, estes recursos por serem interativos, e por saírem do padrão normal de aula, motivam e cativam os alunos a aprender. Acredito que “brincar é uma forma didática de aprender”

Um abraço para todos :) "




E como trabalho, utilizei uma das minhas aulas do 7.º ano sobre materiais:

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92554&page=1

Gostei bastante de usar este recurso, pode-se fazer imensas coisas engraçadas, e ao mesmo tempo, cativar os alunos na aula.


É tudo por agora... again... :)

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