O quarto módulo tinha como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos.
Foi-nos facultado uma série de documentos e link sobre este tema:
Recursos módulo 4
- Apresentação (Prezi)
- Declaração Educação Aberta (Cape Town, 2007)
- Declaração Recursos Educativos Abertos (UNESCO, 2012)
- Recursos Educativos Abertos (e-book brasileiro)
- Portal das Escolas (Recursos Educativos Digitais - comunidade)
- LRE for schools (repositório europeu de recursos)
- Webinar DGE - Criação de Recursos Educativos Digitais Abertos
- Webinar DGE - Daisy 2012 - Audiolivros para alunos com NEE
- Acessibilidade dos documentos
- Creative Commons
- Licenças (video remix)
- Pinterest (OER/REA, Creative Commons, GNU)
- Livebinders (OER)
Estas foram as opções de escolha para fazermos um trabalho:
"Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:
- Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
- Selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual."
Este foi o meu comentário:
"Considero que os Recursos Educativos Abertos são ferramentas muito úteis na aprendizagem dos alunos, especialmente, de conceitos demasiados abstratos, muito difíceis de serem “imaginados” e transpostos para a realidade.
Da minha pouca prática utilizei simuladores livres que insidiam muito em conceitos abstratos da física e química. É sempre mais fácil os alunos conseguirem entender o mundo que os rodeia, quando visualizam o seu funcionamento e em paralelo, percebam o que está por trás desse mesmo funcionamento, e que não o podem ver.
De facto, estes recursos por serem interativos, e por saírem do padrão normal de aula, motivam e cativam os alunos a aprender. Acredito que “brincar é uma forma didática de aprender”
Um abraço para todos :) "
E como trabalho, utilizei uma das minhas aulas do 7.º ano sobre materiais:
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92554&page=1
Gostei bastante de usar este recurso, pode-se fazer imensas coisas engraçadas, e ao mesmo tempo, cativar os alunos na aula.
É tudo por agora... again... :)
Sem comentários:
Enviar um comentário