domingo, 4 de maio de 2014

Semanas 2 e 3 – de 7 abril a 20 abril 2014

Módulo 1 - Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE

 O 1.º Módulo teve como finalidade abordar quadros internacionais, europesu e nacionais, sobre a inclusão das pessoas com deficiência, e as medidas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais em Portugal

Foi-nos facultado uma série de documentos e link sobre este tema.

Estas foram as opções de escolha para forumarmos um trabalho:

"Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:

  1. Selecione um documento de referência, constante dos recursos deste módulo (publicações do MEC ou da Agência Europeia), sintetize os principais aspetos e elabore com eles um esquema. Para a concretização do mesmo poderá utilizar qualquer ferramenta de apresentação ou um mapa de conceitos (Bubbl.usMindomoMindMeisterMind42Xmind; …veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no seu e-portefólio individual.
  2. Elabore uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência. Poderá utilizar qualquer ferramenta de timeline (Tiki-Toki, Dipity,Timeglider...veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no seu e-portefólio individual.
  3. Produza uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas. Poderá utilizar qualquer ferramenta de apresentação (PreziSlideshareKnovioThinglink…veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no seu e-portefólio individual."
Apesar desta temática ser bastante interessante, e os próprios comentários feitos pelos colegas deste curso serem bastante entusiasmantes, não deixa de ser um tema bastante controverso.

Este foi o comentário que fiz:

"Boa noite a todos

Apesar dos meus parcos conhecimentos sobre esta temática, uma vez que nunca lecionei, considero que o DL nº 3/2008 abre caminho para uma nova abordagem da Educação Especial, ao definir que a Educação Especial:
“(...) visa responder a necessidades educativas especiais, decorrentes de limitações ou incapacidades, que se manifestam de modo sistemático e com carácter prolongado, inerentes ao processo individual de aprendizagem e de participação na vivência escolar, familiar e comunitária. Essas limitações ou incapacidades são decorrentes de factores limitadores endógenos, que podem ser agravados por factores ambientais, resultantes de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, ao nível das funções ou das estruturas do corpo, nos domínios auditivo, visual, cognitivo, comunicacional, incluindo a linguagem e a fala, emocional, motor e da saúde física”.

Contudo, penso que não basta referenciar este tipo de alunos. O mais importante consiste nas respostas educativas que lhes são proporcionadas.

Ao falar com dois amigos que dão apoio pedagógico personalizado, um ao 3º ciclo e secundário e o outro ao 1º ciclo, constatei que existe uma grande disparidade. O 1º (do 3º ciclo) acompanha apenas 5 alunos em todas as aulas de matemática, e refere que tem tido bastante sucesso com os seus alunos. O 2º (do 1º ciclo) acompanha 24 alunos, em blocos de 45 minutos, e comenta que o apoio que dá não é suficiente. Ora, perante estas duas práticas, considero que a mais vantajosa de todas é a primeira, pois realmente é possível acompanhar e ver o sucesso destes alunos.
Outra questão que me despertou é o facto de existir apenas uma legislação e as práticas serem completamente distintas.
Pergunto eu agora, como é possível o apoio pedagógico personalizado ser dado a tantos alunos e fora da sala de aula, quando de facto, este deveria ser dentro da sala de aula, pois só assim é que existe a verdadeira inclusão destes alunos no seio da turma? Esta é uma questão que constitui ainda, uma grande barreira que tem que ser ultrapassada.
Obrigada a todos, e um bom trabalho."

E para o trabalho, escolhi fazer uma esquema sobre o RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE A DEFICIÊNCIA. Este é o link da minha apresentação:

http://prezi.com/skjfpq6nkml4/edit/#0_13415665


Depois de duas semanas bastante fatídicas, considero que valeu a pena o esforço, e ilucidou-me bastante sobre dúvidas que tinha (e ainda tenho) sobre esta temática.

É tudo por agora :)

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