domingo, 4 de maio de 2014

Semanas 4 e 5 – de 21 abril a 4 maio 2014

Módulo 2 - Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

O 2.º módulo teve como finalidade abordar questões um pouco mais técnicas sobre a acessibilidade Web e as tecnologias de apoio à aprendizagem.

Foi-nos facultado uma série de documentos e link sobre este tema:

Recursos módulo 2
  1. Apresentação (Prezi)
  2. Unidade Acesso
  3. Webinar DGE - Acessibilidade Web (Wordpress)
  4. Webinar DGE - Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
  5. Guia Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
  6. Freeware NEE (repositório)
Recursos adicionais em agregadores
  1. Pinterest (Acessibilidade Web)
  2. Pinterest (Hardware/Software NEE)



Estas foram as opções de escolha para forumarmos um trabalho:

"Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:

  1. Produza um resumo das diretrizes WCAG 2.0 e concretize num cartaz. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre de visualização (Glogster, Lino, Piktochart, etc. …veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: JingCamstudioKnovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  3. Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitor, TAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identifique eventuais problemas.  Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual"
Confesso que esta temática muito me apraz. Acredito que as Tecnologias de Apoio podem fazer toda a diferença nas vidas destas crianças e jovens.

Este foi o meu comentário:

 "O conceito das Tecnologias de Apoio (TA) em Portugal, está definido no artigo 22º, do DL n.º3/2008. Segundo este, as TA são “os dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, tendo como impacte permitir o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social”.
Existem estudos que demonstram que as TA oferecem um conjunto de oportunidades diferenciadas, principalmente para alunos cujos padrões de aprendizagem não seguem o quadro típico de desenvolvimento. Permite, enquanto ferramenta pedagógica, a utilização de estratégias diversificadas e diferenciadas. Possibilita ainda, para alunos com incapacidades motoras, cognitivas, sensórias/percetivas, entre outras, que acedam a vários tipos de informação disponíveis. As TA ainda podem se adaptar às características individuais dos alunos (no caso da multideficiência, por exemplo), de modo a que estes consigam aprender atividades que possam intervir no dia a dia."

E como trabalho, fiz um esquema sobre as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0.
Aqui está o link da apresentação:

http://prezi.com/podyhh0xoysp/edit/#0_24309637


Tenho que confessar, que desde que conheci o Prezi não quero outra coisa =D
Bom, mais duas semanas passaram... muito trabalho pela frente... muito estudo... muita pesquisa... mas sempre a valer a pena :)

É tudo por agora :)

Sem comentários:

Enviar um comentário