sábado, 31 de maio de 2014

REFLEXÃO FINAL

 No final do último módulo foi-nos solicitado uma reflexão final sobre o curso que teve vindo a decorrer.

Em primeiro lugar tenho que admitir que aprendi imenso ao longo destas 8 semanas. Conheci recursos que foram para além da minha imaginação, cativando-me a aprender mais sobre eles e a ter ideias para os utilizar nas minhas futuras aulas. O único senão com que me deparei, foi realmente a falta de tempo para a exploração dos mesmos... trabalho, escola e mais trabalho... pouco faltava para dormir :)

Em segundo lugar considero que houve falta de feedback por parte dos nossos trabalhos (dos meus pelo menos). Defendemos que é importante dar feedback aos alunos, cativando-os a esforçarem-se nas aulas, nos trabalhos, na sua aprendizagem em geral, e neste curso senti-me um pouco "perdida".

Em terceiro lugar, apesar de entender que a aprendizagem via internet seja um pouco dispar da tradicional, deparei-me com algumas dificuldades, não só para aceder a alguns recursos, mas essencialmente para os utilizar. Acredito que muitos participantes tenham já conhecimento de alguns dos recursos, senão da grande maioria, mas para quem não conhecia (o que era o meu caso), a "ajuda" prestada e os recursos para este conhecimento foram muito aquém do esperado.

Apesar destes pontos pouco positivos, gostei do curso, aprendi imenso como já tinha referido anteriormente, senti-me cativada e motivada para explorar mais e melhor o que não consegui explorar ao longo destas semanas.

Espero que haja mais iniciativas deste género, pois apesar de sermos docentes, o nosso próprio conhecimento tem que ser melhorado e renovado nos dias de hoje, e especialmente, no que diz respeito a ensinar crianças com Necessiades Educativas Especiais.

Faço ainda um apelo, para que o próximo curso dê alusões a tecnologias para crianças com maior défice cóngitivo e multideficiência.

Obrigada por esta pequena aventura

Até uma próxima :)

Sem comentários:

Enviar um comentário